segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O COMPUTADOR E A SUA INFLUÊNCIA NA VIDA




Há 50 anos atrás surgiu o primeiro transístor, ou como é conhecido, "chip", objecto esse que ninguém sabia que ia revolucionar o nosso Mundo. E realmente a sua evolução, contribuiu para o desenvolvimento da tecnologia.
Ao falarmos de computadores temos que ligar o conceito a TIC (tecnologias da informação e comunicação) que origina este contexto:
. Informática – tratamento automático de informação em computadores;
. Tecnologias de informação – processo de tratamento central e comunicação da informação, através do hardware e software;
. Tecnologias de informação e comunicação – transmissão de informação através de redes de computadores e meios de comunicação.
O seu objectivo é promover a cultura e a formação essencial ao desenvolvimento da sociedade da informação e propor uma visão estratégica de toda uma envolvência que abrange todas as áreas Empresariais , Educativas e Cientificas, de Comunicação receptiva, emitida e projectada, Esta informação chega a todo Universo vivente,, através das suas redes de distribuição..

Áreas das tecnologias da comunicação e informação

Computadores são máquinas que servem para receber e processar informação. Dentro deste assunto temos a informática (aplicação de computadores para o processamento de informação) e a Burótica (informação de um escritório). Estes dois processos são utilizados na educação, comércio, medicina e num escritório, sendo muito úteis.
Na Comunicação – Permite comunicar, partilhar e participar. Existem dois meios de comunicação através das tecnologias; as telecomunicações (comunicação à distância, via televisão, rádio, satélite, etc.) e telemática (comunicação mais informática (videoconferências)).
Controlo e automação – transformação de um processo manual em automático. Este processo é utilizado na robótica (ciência que estuda a projecção e construção de robots) por exemplo, nas linhas de montagem de carros; e na CAD--CAM (desenho e fabrico de peças controladas por computadores).
Todos sem excepção podem utilizadas, pelos organismos da administração pública, empresas, famílias e indivíduos.
A sua rápida expansão veio criar enormes mutações no modo de vida das sociedades. Assume importância na vida colectiva e individual .

A sua utilidade não se fica pela simples comunicação juntamente com a rede de satélites podem detectar catástrofes, tornados e tufões, servindo dessa forma as populações na sua segurança, permitindo a evacuação das pessoas.
No meu caso a utilização do computador é muito importante, pois contacto todos os dias com pessoas de várias partes do Mundo, como Espanha, França, Brasil, Argentina, México, Itália e Alemanha, pois devido à Filosofia Espírita participo em vários Foruns e Grupos de discussão e respostas da mesma. Além dos imensos amigos virtuais que tenho, ainda procuro actuar na ajuda- fraterna às pessoas que precisam de apoio e esclarecimento, que devido à sua fragilidade buscam diálogo moral e espiritual, dentro dos conceitos filosóficos, que defendo. Através de correio electrónico ( email ) compartilhamos várias mensagens de apoio e harmonização com as pessoas carentes e troco conhecimentos o que é uma mais valia também.
Claro que isto no uso da Internet, não me ficando por aí , utilizo as vídeo conferências para conversar e transmitir palestras , os programas usados são Paltalk onde oriento uma sala de irradiação Espírita, “ Sala Cultivadores da Prece e Palavra Amiga”, Messenger do Windows e Messenger do Yahoo, Goole TalK , Inspeak e Skype.
Não me ficando por aí, como escrevo, construo Blogs para transmitir as minhas ideias e tentar divulgar a Filosofia, assim como procuro alertar para as fragilidades da vida que nos envolve.
Tenho dois Blogs ligados a Instituições que participo e faço a manutenção, “Associação Espírita Paz e Amor de Viana do Castelo” e “Criança Diferente” relacionado com a deficiência , porém não me fico por aqui, tenho um Flog da Cidade de Viana do Castelo e cerca de dezena e meia de Blogs , orientados para a valorização moral ,espiritual e intelectual , no âmbito e contexto factual ,Familiar, adolescência e valorização humana. Tenho dois Foruns onde coloco diversas matérias escritas, de âmbito actual e espiritual e dou respostas a quem coloca questões. Não utilizo a internet e o computador para lazer, mas para compartilhar as minhas experiências de vida .
As tecnologias da informação ajudam a humanizar a Sociedade, reforçando o reconhecimento do valor do indivíduo. As tecnologias de informação são cada vez mais utilizadas como ponto de partida para o estudo do comportamento da Sociedade actual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão sempre benvindos comentarios, porque na realidade a visão da vida , nos leva a opinar, pelo conhecimento , porém que seja pela verdade, razão , bom senso e respeito.
Cada um é responsavel pelo que exprime...Deixe o seu comentário, mas saiba ser um bom critico.
Obrigado e um abraço fraterno