sábado, 24 de abril de 2010

O que é Marketing Multinível(MMN)?




* O que é MMN?

Marketing Multinível é a velha e boa propaganda boca a boca. Só que remunerada. Quando se usa um produto e gosta dele, é natural querer contar para os amigos. Se os amigos também passam a usá-lo, não é por causa da propaganda maravilhosa que viram na TV. É porque o produto foi indicado por alguém em quem eles confiam. Se nossa indústria não precisa investir em propaganda tradicional, pode redirecionar uma parte dos lucros para cada vez mais produzir produtos de melhor qualidade e outra parte para bonificar essas pessoas que indicam seus produtos e assim incentivá-las a indicar cada vez mais pessoas. A idéia toda é muito simples, mas devemos evitar algumas armadilhas. Falo um pouco sobre elas mais adiante no texto, quando falarei também das críticas mais comuns ao MMN.

* Por que o MMN funciona?

O MMN funciona porque as pessoas preferem utilizar produtos ou serviços indicados por alguém conhecido, do que aceitar alguma indicação de um desconhecido. Funciona, porque os produtos oferecidos são bons e custam o valor justo. Funciona, porque as pessoas se sentem satisfeitas com o produto e indicam para os conhecidos, que ficam satisfeitos com o produto e indicam, por sua vez, para seus conhecidos e assim por diante, numa escala exponencial de crescimento. Se o produto não é bom, não é o MMN que vai torná-lo bom. Mas devemos lembrar que nem sempre o que é bom para uns, é bom para outros. Cada um tem seu gosto pessoal e suas próprias idéias do que é bom para si ou não.

* A quem se destina o MMN?

Pessoas empreendedoras, que sabem que podem ganhar muito dinheiro com esta alternativa de renda se fizerem dela um trabalho sério e honesto. Apenas inscrever-se em uma empresa que usa o MMN para seu crescimento não faz ninguém crescer. Trabalhar para divulgar os produtos e a oportunidade que a empresa oferece, sim. É preciso muito trabalho e dedicação, mas muito menos trabalho do que, por exemplo, montar uma empresa própria. E com a principal vantagem de poder começar sem investimento inicial.

Levando em conta os altos custos necessários para se iniciar qualquer empresa minúscula, não podemos considerar R$ 500,00 um "grande investimento". E na maioria dos casos, é necessário bem menos que isso para se começar no MMN. Deve-se levar em conta nos custos de início do negócio o valor do Kit de entrada no sistema, geralmente por menos de R$ 300,00 e também algumas coisas essenciais como telefone e panfletos para divulgação, por exemplo.

Nenhum grande investimento é necessário para começar. Pode-se crescer tanto começando modestamente quanto começando "por cima". O importante mesmo é a constância das ações. Devemos ter o espírito empreendedor e o espírito do professor. Precisamos ensinar as pessoas a fazer o mesmo que nós. Precisamos dar o exemplo. Precisamos pegar pela mão e ensinar os primeiros passos, mostrar que tipo de propaganda funciona e que tipo não funciona. Mas ao mesmo tempo mostrar que não somos donos da verdade, que uma coisa que não funcionou conosco pode funcionar com outra pessoa.

* Quem deve evitar o MMN?

Quem não acredita em MMN. Quem não gosta dos produtos da empresa. Quem pensa em ganhar dinheiro fácil sem ter que trabalhar.

* Quais são as vantagens do MMN?

Possibilidade de ganhos ilimitados. Possibilidade de começar sem grande investimento inicial. Possibilidade de trabalhar apenas nas horas vagas, sem necessidade de um escritório.

* Quais são as desvantagens do MMN?

Alto nível de rejeição por parte de quem não conhece. Não apenas por parte destes, mas principalmente por parte dos que "acham que conhecem". Esta rejeição é criada pelas milhões de pessoas que prometem ganhos ilimitados sem trabalho algum, pessoas que usam as empresas de MMN como formas particulares de pirâmides, querendo ganhar apenas cadastrando mais e mais pessoas, sem se preocupar com a qualidade dos produtos ou com o treinamento de quem patrocinam. Pessoas que obrigam os novos associados a realizar compras astronômicas para permitir a entrada destes em seus "grupos de sucesso". Tudo isso afasta as pessoas sérias de uma grande chance de sucesso, por simples desconhecimento do todo.

A confusão que muitas pessoas fazem quando são apresentadas a uma oportunidade de Marketing Multinível com pirâmides ou correntes financeiras é esclarecida lendo-se um artigo escrito pela Profª. Liliana Alves Costa (Mestre em Administração de Empresas, professora universitária e consultora de empresas). Clique aqui e leia o artigo. (abre outra página)

Finalizando você pode ter uma boa renda com o Marketing Multinível, talvez isto demore, mas isto é resultado de seu trabalho direto no desenvolvimento de uma organização e não apenas da venda do produto. Mas o maior benefício que o marketing multinível pode proporcionar para um sério empreendedor de seus negócios é a renda alavancada, é aquela que não depende apenas de seus próprios esforços. Isto, somente uma empresa de marketing multinível verdadeira permite à muitas pessoas alcançarem e manterem pela vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão sempre benvindos comentarios, porque na realidade a visão da vida , nos leva a opinar, pelo conhecimento , porém que seja pela verdade, razão , bom senso e respeito.
Cada um é responsavel pelo que exprime...Deixe o seu comentário, mas saiba ser um bom critico.
Obrigado e um abraço fraterno