segunda-feira, 22 de março de 2010

SOLUÇÔES PARA ATENUAR O AMBIENTE



Energia renovável

A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos Recursos não-renováveis.

► Energia Solar: É a captação de energia luminosa e de energia térmica proveniente do sol.

► Energia Eólica: É a energia que provém do vento.

► Energia da Biomassa: É a produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada no ecossistema,

► Energia Geotérmica: É a energia libertada pelo calor do magma através das fendas das placas tectónicas.

► Energia Hídrica: É a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água (rios, lagos, etc).

► Energia do Hidrogénio: Para se utilizar o hidrogénio utilizam-se as células ou pilhas de combustível (Fuel Cells) para a produção de energia.

► Energia das Ondas e Marés: É a energia obtida através da oscilação das ondas e dos mares, de modo semelhante ao da energia hidroeléctrica.

Conclusão

Estas energias renováveis não poluem, mas no entanto existe mesmo assim impacto ambiental. As grandes hidroeléctricas acarretam o alagamento de terras, o afastamento das populações para outras paragens, para produção das energias é necessário antes utilizar materiais que no fundo são apesar de necessários poluidores
Entendo que as energias renováveis não poderão nunca substituir o consumo de combustíveis fósseis e ainda suportar o aumento geral do consumo de energia. O que precisamos é, além de fontes de energia limpas, de uma nova política energética. Os Países desenvolvidos têm obrigatoriamente de reduzir o seu consumo desenfreado de energia.
A industrialização desenfreada, sem normas, sem uma politica activa continuará a apadrinhar o Mundo petrificado pelas conjunturas económicas, somente com nossa perseverança e empenho junto dos Governos conseguiremos obter uma defesa do ambiente, e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Os cidadãos têm que ter a noção de que é sua obrigação e dever, lutar contra a morte do Planeta e da qualidade de vida de nossos filhos, netos e gerações futuras e isso começa nas boas práticas ecológicas da nossa parte. Utilizarmos fontes menos poluentes, planear acções de sensibilização de uma melhor qualidade do ar, tais como: reordenar actividades socioeconómicas, localizar fontes poluentes, utilizar menos o automóvel e transportes públicos para reduzir as emissões de poluentes atmosféricos. Alterar a legislação obrigando ao cumprimento das licenças de poluição, criar normas de emissão, utilização de novas tecnologias que permitam encontrar outras soluções energéticas despoluentes, controlar os locais de deposição de resíduos sólidos, impedindo os fogos espontâneos e a queima de resíduos perigosos, ( como pneus), proteger as florestas naturais, e esclarecimento constante, a nível escolar, e da População da necessidade de fazer a reciclagem dos resíduos, só desta forma poderemos não digo eliminar , mas atenuar os gases poluentes e que tanto prejudicam a saúde de todos nós.