quarta-feira, 28 de abril de 2010

Globalização que Mundo




Globalização é um grupo de modificações de ordem política ,económica e social a nivel mundial que protagonizada nas últimas décadas. O acervo principal é a inclusão estruturada dos mercados num meio-global, explorada pelos grandes poderes internacionais. Os Estados diminuiem paulativamente as barreiras para proteger a sua produção dos concorrentes de produtos estrangeiros e dão abrtura ao comércio e a capital internacional. Esse processo tomou um sentido revolucionario, através das tecnologias de informação e comunicação midia..

As fontes de informação uniformizaram-se a nivel mundial com a evolução dos canais televisivos e da Internet. Logo, fazendo com que o envolvimento ultrapasse a globalização da economia e comecem a tornar-se um efeito de homogeneização cultural entre os países.
A globalização é tomada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais. A cadeia da McDonalds ,Mitsubishi, Mitsui, Sumitomo, General Motors, Marubeni, Ford, Exxon, Nissho e Shell, obtêm um faturação de triliões de dólares. O mesmo valor equivale à soma do PIBs dos Paises Centro –Americanos, ( Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Venezuela). Existem mormente modificações significativas no modo de produzir as mercadorias, com as melhorias da comunicação e nos transportes, as transnacionais instalam suas Industrias nas zonas do Planeta, onde existam as melhores vantagens fiscais, mão-de-obra e matérias-primas, a nivel de preço - produto. Essa tendência leva a uma migração de empregos dos países ricos - que possuem altos salários e inúmeros benefícios - para as nações industriais emergentes, com os Blocos Asiáticos. O resultado desse processo é que grande parte dos produtos passa a não ter nacionalidade direta. Um veiculo de marca americana ser feito com peças fabricadas na China, o seu projeto ser executado na França, montado nas Filipinas e vendido em Portugal.
O aumento da concorrência internacional obriga muitas Empresas a diminuir custos, com o sentido de obter baixos custos e qualidade melhorada dos seus produtos. Mas o efeito dessa reestruturação não é benefico ,para quem trabalha devido ao desemprego estrutural. Uma das causas é o complexo evolutivo da robotização de vários setores, em detrimento da mão obra humana. Caixas automáticos, robos de perfil, monotorização eletronica de guias de linhas de construção , porém este desemprego também leva à migração dos mesmos empregados para as zonas de subcontrato, ou seja , vão para as mesmas Firmas, mas noutros Paises.
Os empregos que ficam recaiem , no rumo da necessidade de busca de nova profissionalização , em areas dedicadas à informatica e eletronica de desenvolvimento.
O Mundo está a ser enquadrado por sustentação de um grupo globalizado, que proporciona, riqueza no seu meio e mais pobreza na sua envolv~encia, são decizores de toda a envolvência Mundial, atirando todos os outros Paises que não os acompanham para o subdesenvolvimento, ou seja para a necessidade de terem que recorrer a eles para sobreviver em todas as estâncias economicas,politicas e sociais.
No entanto precisamos refletir , se este é o caminho de igualdade, justiça e valorização humana que se procura...Porque existe mais pobreza e miseria no Mundo.
Victor Passos